O estudo NoVa é um ensaio clínico aberto, multicêntrico, controlado e randomizado de iniciativa do investigador. É mais uma parceria entre o Instituto de Pesquisa do Hcor e a BRICNet (Rede Brasileira de Pesquisa em Terapia Intensiva).
Ensaio clínico, prospectivo, aberto, nacional, multicêntrico, controlado e randomizado por cluster (stepped-wedge ou ensaio de implementação escalonada).
Organosilano para limpeza de superfícies em unidades de terapia intensiva: Um ensaio clínico, randomizado, controlado, em cluster, com crossover.
Aderência a volume corrente baixo em pacientes com insuficiência respiratória em UTI´s da América Latina – SPIRAL. Este estudo é fruto de colaboração entre o InCor, a Rede Brasileira de Pesquisa em Medicina Intensiva (BRICNet) e a rede Latino-americana de Pesquisa em Terapia Intensiva (LIVEN).
Ensaio clínico randomizado, multicêntrico e controlado de avaliação de tratamento antimicrobiano em traqueobronquite associada à ventilação mecânica.
O estudo TELESCOPE é um estudo aberto, nacional, multicêntrico, controlado e randomizado por cluster. O objetivo primário do estudo TELESCOPE é avaliar se uma intervenção constituída por visitas multidisciplinares diárias guiadas por profissional especializado remoto (médicos intensivistas) através de telemedicina e auditoria / feedback sobre o desempenho assistencial reduzem o tempo de permanência em UTI comparada a um grupo controle. Espera-se recrutar aproximadamente 15.000 pacientes durante 18 meses em 30 UTIs brasileiras.
Estudo adaptativo multicêntrico randomizado controlado sobre a eficácia e segurança do cateter nasal de alto fluxo para a insuficiência respiratória aguda. O principal objetivo do estudo é mostrar a não inferioridade do CNAF em diminuir a taxa de intubação orotraqueal na primeira semana de tratamento (D7) e a possível superioridade de acordo com os dados que vão se acumulando durante o estudo.
Estudo randomizado prospectivo comparando diferentes estratégias ventilatórias de titulação da PEEP em pacientes com síndrome do desconforto respiratório agudo por pneumonia comunitária.
Estudo de registro randomizado comparando alvos de oxigenação Conservadores vs. Liberais.