Estudo

TELESCOPE TRIAL II

Estudo Telescope Trial II
PREVISÃO DE TÉRMINO:

31/10/2025


REGISTRO:

A ser submetido ao clinicaltrials.gov


CENTROS ENVOLVIDOS:

25 centros no total


APOIADORES / PATROCINADORES:

Ministérios da Saúde (Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde – PROADI SUS) / Hospital Israelita Albert Einstein.


LINKS RELEVANTES:


CONTATO:



Ensaio clínico, prospectivo, aberto, nacional, multicêntrico, controlado e randomizado por cluster (stepped-wedge ou ensaio de implementação escalonada).

O estudo TELESCOPE TRIAL 2 é um ensaio clínico, prospectivo, aberto, nacional, multicêntrico, controlado e randomizado por cluster (stepped-wedge ou ensaio de implementação escalonada). O objetivo primário consiste em avaliar se um pacote de intervenção via telemedicina composto por visita multidisciplinar diária com médico especialista em medicina intensiva, pacote de intervenção prestada por equipe multiprofissional especializada (enfermagem, fisioterapia e farmácia clínica) e um pacote de intervenção de gestão, foca em qualidade e segurança, reduz o tempo de internação em pacientes internados em unidades de terapia intensiva no Brasil. Todas as análises seguirão o princípio de intenção de tratar e modelo misto linear generalizado.

O estudo prevê a implementação de três intervenções em associação via telemedicina: 1) visita multidisciplinar diária conduzida por médico especialista em medicina intensiva; 2) Pacote de intervenção por equipe multidisciplinar especializada (enfermagem, fisioterapia e farmácia clínica) e 3) Pacote de intervenção de gestão (qualidade e segurança).

Caso o estudo demonstre algum benefício da intervenção proposta, em seus desfechos primários ou secundários, esta intervenção poderá ser disseminada para outras localidades em nosso país.


LogoBRICnet

Brazilian Research in Intensive Care Network – BRICNet, uma rede brasileira, independente e colaborativa para a realização de estudos clínicos na área de medicina intensiva.

Publicações recentes

    Por Marcelo Cezar - Marketing Digital