Estudo

VATICAN

Estudo VATICAN
PREVISÃO DE TÉRMINO:

Dezembro de 2023


REGISTRO:

NCT05266066


CENTROS ENVOLVIDOS:

50 centros


APOIADORES / PATROCINADORES:

Hospital Sírio Libanês, PROADI-SUS (Ministério da Saúde)


LINKS RELEVANTES:


CONTATO:



Ensaio clínico randomizado, multicêntrico e controlado de avaliação de tratamento antimicrobiano em traqueobronquite associada à ventilação mecânica.

O estudo VATICAN é um ensaio clínico randomizado, multicêntrico e controlado de avaliação de tratamento antimicrobiano em traqueobronquite associada à ventilação mecânica.

Atualmente, os guidelines não recomendam o tratamento da TAV com antimicrobianos (recomendação fraca, baseada em qualidade de evidência baixa). Entretanto a limitação de baixo número de evidências da literatura é reconhecida por diversos especialistas reforçando a necessidade de estudos na área. 

Portanto, a realização de um estudo clínico com metodologia e poder adequados faz-se necessário nesse cenário. Assim, no aspecto que tange o uso racional de antimicrobianos (sua necessidade ou não) este estudo visa otimizar o uso de antimicrobianos na saúde humana, fortalecendo o conhecimento e a base de evidências científicas por meio de pesquisas.

O objetivo do estudo VATICAN é avaliar comparar a não inferioridade de uma estratégia de conduta expectante com observação clínica: pacientes irão receber cuidado padrão e antimicrobianos se nova disfunção orgânica ou novas infecções que não TAV vs. uma estratégia de tratamento com antimicrobianos por 7 dias para a TAV. 

Desfecho Primário

Dias vivos e livres de ventilação mecânica em 28 dias

Desfechos secundários

  • Sobrevida livre de PAV em 28 dias (desfecho secundário chave)
  • Mortalidade por todas as causas em 28 dias
  • Incidência de PAV entre os grupos em 14 e 28 dias
  • Dias livres de UTI em 28 dias
  • Dias livres de antibióticos em 28 dias
  • Número de disfunções orgânicas no sétimo dia
  • Ocorrência de isolamento microbiológico de bactérias multidroga resistentes em 28 dias
  • Análise de custo efetividade
  • Incidência de infecções nosocomiais culturas positivas
  • Ocorrência de eventos adversos

O estudo VATICAN faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde, PROADI-SUS, criado em 2009 com o propósito de apoiar e aprimorar o SUS por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada demandados pelo Ministério da Saúde. Hoje, a iniciativa reúne seis hospitais sem fins lucrativos que são referência em qualidade médico-assistencial e gestão: Hospital Alemão Oswaldo Cruz, BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, Hcor, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio-Libanês.  O projeto é conduzido pela equipe do Hospital Sírio-Libanês.

Hospitais que queiram inscrever suas UTIs para avaliação de participação no estudo devem preencher o formulário no link abaixo: https://forms.gle/gKJNx2jvBj9C9ri47 


LogoBRICnet

Brazilian Research in Intensive Care Network – BRICNet, uma rede brasileira, independente e colaborativa para a realização de estudos clínicos na área de medicina intensiva.

Publicações recentes

    Por Marcelo Cezar - Marketing Digital