Estudo

UTI Visitas

UTI Visitas
FINALIZADO:

Junho de 2018


REGISTRO:

NCT02932358 – clinicaltrials.gov


CENTROS ENVOLVIDOS:

36 centros no total


APOIADORES / PATROCINADORES:

Ministério da Saúde (Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde – PROADI SUS) e Hospital Moinhos de Vento.


LINKS RELEVANTES:


PUBLICAÇÕES:

1) doi: 10.1136/bmjopen-2017-021193.
2) doi: 10.1186/s13063-018-3006-8.
3) doi: 10.1001/jama.2019.8766.


CONTATO:



Efetividade e Segurança de um Modelo Flexibilizado de Visita Familiar em Unidades de Terapia Intensiva adulto: Ensaio Clínico randomizado em Cluster Cruzado.

O UTI Visitas trata-se de um ensaio clínico randomizado em cluster cruzado que objetiva avaliar a eficácia e a segurança de um modelo de visitação familiar flexibilizado (12 horas por dia) em 36 UTIs de Hospitais Públicos e Filantrópicos brasileiros. Serão avaliados desfechos em pacientes, familiares e profissionais de UTI.

O desfecho primário do estudo é incidência cumulativa de delirium em pacientes. Desfechos secundários incluem: infecções adquiridas na UTI, tempo de internação em UTI e mortalidade hospitalar para pacientes; satisfação com os cuidados e sintomas de ansiedade e depressão em familiares; e sintomas de burnout em profissionais de UTI.

A maioria das UTIs no Brasil e no mundo adotam modelos restritivos de visitação. Apesar de muitas sociedades profissionais serem a favor da flexibilização dos horários de visitação, a evidência a respeito da eficácia e segurança desta recomendação é escassa.

O UTI Visitas será o primeiro ensaio clínico randomizado de larga escala a avaliar esta tecnologia sob o ponto de vista de todos os interessados (pacientes, familiares e profissionais de saúde) e seus resultados contribuirão para o debate baseado em evidência a respeito de políticas de visitação em UTIs adulto.


LogoBRICnet

Brazilian Research in Intensive Care Network – BRICNet, uma rede brasileira, independente e colaborativa para a realização de estudos clínicos na área de medicina intensiva.

Publicações recentes

    Por Marcelo Cezar - Marketing Digital