Ensaio clínico multicêntrico randomizado e controlado avaliando a duração de corticoterapia em pacientes com COVID-19 e necessidade de suporte ventilatório.
O objetivo primário do estudo é avaliar a hipótese que tratamento prolongado (por até 28 dias) com dexametasona quando comparado ao tratamento com dexametasona por 10 dias levará a uma melhora no desfecho hierárquico composto de mortalidade e dias livres de suporte ventilatório em 60 dias em pacientes com COVID-19 grave.
Os participantes deverão ter idade igual ou superior a 18 anos, infecção por SARS-CoV-2 confirmada ou suspeita e em uso de suporte ventilatório definido por ventilação mecânica invasiva, ventilação mecânica não invasiva ou uso de cateter nasal de alto fluxo. O estudo irá incluir 720 participantes que serão seguidos por 90 dias, até alta hospitalar ou óbito, o que ocorrer primeiro.
Primário
Secundários
O estudo CoDEX II está em fase de aprovação orçamentária e ainda não iniciou o recrutamento de pacientes. Espera-se que o recrutamento tenha início até novembro de 2021.