Maio de 2021
A ser submetido ao clinicaltrials.gov
30 centros no total
Ministérios da Saúde (Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde – PROADI SUS) / Hospital Israelita Albert Einstein.
Ainda não disponível.
O estudo TELESCOPE é um estudo aberto, nacional, multicêntrico, controlado e randomizado por cluster. O objetivo primário do estudo TELESCOPE é avaliar se uma intervenção constituída por visitas multidisciplinares diárias guiadas por profissional especializado remoto (médicos intensivistas) através de telemedicina e auditoria / feedback sobre o desempenho assistencial reduzem o tempo de permanência em UTI comparada a um grupo controle. Espera-se recrutar aproximadamente 15.000 pacientes durante 18 meses em 30 UTIs brasileiras.
As UTIs elegíveis para o estudo serão randomizadas para receberem visita multidisciplinar diária conduzida por medico intensivista através de telemedicina, de segunda a sexta-feira em associação a discussão mensal dos indicadores de desempenho assistenciais, realizados através de reuniões virtuais (Grupo Intervenção) ou para receberem a abordagem usual da unidade (Grupo Controle). As análises estatísticas primárias serão conduzidas de acordo com o princípio da intenção-de-tratar.
Caso o estudo demonstre algum beneficio da intervenção proposta (visita multidisciplinar diária conduzida por medico intensivista através de telemedicina e discussão periódica de indicadores), em seus desfechos primários ou secundários, esta intervenção poderá ser disseminada para outras localidades de nosso país.