NCT03179020
63 centros no total
Ministério da Saúde (Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde – PROADI SUS) e Hospital Moinhos de Vento.
O estudo DONORS é um ensaio clínico multicêntrico, randomizado, controlado por cluster que visa avaliar a eficácia da implementação de um checklist clínico para manutenção de potenciais doadores de órgãos na redução da perda de potenciais doadores por parada cardíaca em unidades de terapia intensiva (UTI).
O estudo está em andamento e conta com a participação de 63 UTIs brasileiras com mais de 10 notificações anuais de potenciais doadores de órgãos, totalizado mais de 1300 potenciais doadores incluídos até o momento. Os hospitais foram distribuídos aleatoriamente (com razão de alocação de 1:1) para o grupo de intervenção, o que envolve a implementação de um checklist guiado por metas para manutenção do potencial doador de órgãos, e o grupo de controle que manterá as práticas habituais de cuidado da UTI.
Os membros da equipe de todas as UTIs participantes receberam treinamento para condução de entrevistas familiares para doação de órgãos. O desfecho primário será a perda de potenciais doadores por parada cardíaca. Os desfechos secundários incluirão o número de doadores de órgãos reais, o número de órgãos retirados por doador e o número total de paradas cardíacas entre todos os possíveis doadores de órgãos.
Caso a hipótese do estudo seja confirmada, teremos à disposição um dispositivo que auxiliará na redução de paradas cardíacas em potenciais doadores, contribuindo com uma maior disponibilidade de órgãos para transplantes.